“Ricardo Rangel: Entregue às paixões”

 “Ricardo Rangel: Entregue às paixões” é uma exposição que busca prestar homenagem ao centenário do nascimento do renomado fotojornalista Ricardo Rangel (1924-2009). A mostra proporciona uma oportunidade única para refletir sobre a significativa contribuição de Rangel para a fotografia e o fotojornalismo em Moçambique. Cada imagem presente na exposição testemunha as inúmeras paixões que impulsionaram Ricardo Rangel: a paixão pela liberdade, justiça, amor e pela humanidade. Ele foi, sem dúvida, um habilidoso contador de histórias, registrando não apenas as narrativas de Lourenço Marques, mas também de Maputo, assegurando que não esqueçamos quem somos.

 A exposição reúne fotografias que abrangem desde o período colonial até o pós-independência, incluindo imagens de Rangel ao lado de seus contemporâneos e de Beatrice Rangel, sua companheira de vida. Além disso, depoimentos de fotógrafos, escritores e pesquisadores enfatizam o papel crucial desempenhado pelo fotojornalista como um articulador fundamental na vida sócio-cultural moçambicana. Sobre o ofício de um fotógrafo, Isa Bandeira comenta: "O fotógrafo direciona a interpretação de uma narrativa visual, pois é responsável pela produção e recepção da imagem. No entanto, a imagem contém em si um conjunto complexo de interpretações e construção de alteridades."1

Ao longo de sua vida, Ricardo Rangel documentou o cotidiano de Moçambique, destacando as desigualdades sociais e culturais. Suas fotografias, agora integrantes do acervo e memória do país, representam uma parte fundamental da história do fotojornalismo moçambicano. A exposição celebra não apenas o legado deixado por Ricardo Rangel, mas também a influência que ele exerceu sobre uma geração de fotógrafos que trabalharam com ele e que agora continua seu trabalho com paixão e dedicação.

Nomes como Alexandre Júnior, Alfredo Mueche, Amadeu Marrengula, António Valente, Armindo Afonso, Artur Torohane, Azarias Nguanne, Carlos Alberto, Carlos calado, Celeste Mac Arthur, Daniel Maquinasse, Danilo Guimarães, João Costa (Funcho), Jorge Almeida, Joel Chiziane, José Cabral, Ferhat Momade, Filipe Branquinho, Kok Nam, Luís Bernardo Honwana, Luís Souto, Luís Bastos, Luís Abelardo, Martinho Fernando, Moira Forjaz, Naíta Ussene, Victor Marrão, Rui Assubuji, Sérgio Santimano, Tomás Cumbane, Mauro Pinto, Mauro Macilau, Mauro Vombe, Yasmin Forte, entre outros, deram continuidade às valiosas lições do mestre da fotografia e do fotojornalismo em Moçambique.

1 BRITO, ISA MÁRCIA Bandeira DE. "O feminino na Fotografia Latino-Americana e Moçambicana: Ricardo Teles, Hernán Díaz e Ricardo Rangel". Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, PROLAM, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-12092018-122241/pt-br.php