Biografia

A Silimo

António Ernesto Silimo nasceu em 1986 na cidade de Maputo. Cedo percebeu as suas habilidades no ramo da criatividade artística. Iniciou a sua carreira artística como autodidata. Dotado, foi sempre dando formas de maneira espontânea todas as suas ideias e imaginações usando inicialmente o lápis, o papel de verso e a esferográfica, sendo este o ultimo elemento um elemento indispensável nas suas composições actuais.

Educado numa família humilde, (seu pai da etnia macua e profissionalmente militar e a mãe da tribo chope e era doméstica) e tendo cumprido os seus estudos e primário e secundário na cidade onde vive, Silimo tem vindo a compor na medida do possível, captando as luzes, sombras e outros corpos que o rodeiam e guardando, em tela …, as mesmas como memoria de um tempo vivido e imaginário que se abriga nu, sonho e desejo. É Artista a prometer e usando ate agora uma técnica pouco comum, Silimo continua incansavelmente a desafiar a gravidade das coisas e do espaço em cor, movimento e ilusões dentro de uma verdade complexa sem limitar se na exploração dos materiais.

Frequentou o curso de desenho e pintura nos anos de 2007 na Casa da Cultura do Alto Maé, tendo como mestre o artista plástico Luís Sengo. Intercambio que lhe veio a impulsionar mais na vontade de seguir a carreira. É membro da Associação Núcleo de Arte desde o ano de 2013 no mesmo ano teve um a exposição semi-colectiva.

Entre outras agregações de interesse artístico cultural. Tem participado em diversas exposições e workshops no país, 2013 participou no concurso Bienal TDM. Ficou impulsionado com a criação desta instituição de educação, e pretende engrenar na mesma pra que possa aprender cada vez mais…