Edições Kulungwana

A Construção Sonora de Moçambique (1974 - 1994)

A-construção-Sonora-de-Moçambique
Este livro aborda o papel das práticas expressivas, designadamente da música, na “construção sonora de uma nação” num contexto pós-colonial – a República Popular de Moçambique – entre 1974 e 1994, a partir de três terrenos interligados: política cultural, radiodifusão e indústrias da música. Ao longo de dez capítulos, construídos a partir de dezenas de entrevistas, monografias, centenas de documentos audiovisuais e artigos de jornais, explora-se o modo como um conjunto de “mudanças” – políticas, culturais e musicais – se coadjuvaram no processo de criação dos valores sonoros de uma nação, sem esquecer o papel de diferentes intervenientes – políticos, decisores culturais, jornalistas, músicos, produtores – na participação e reação a essas mesmas mudanças. São explorados diversos assuntos, tais como a categorização musical, os sistemas de produção fonográfica, o papel da radiodifusão, os repertórios e agrupamentos musicais predominantes, o estatuto do músico, o lugar da mulher artista na sociedade moçambicana, as contingências decorrentes da produção musical em contexto de guerra, as primeiras incursões moçambicanas no âmbito da categoria de mercado “World Music”, bem como a relação entre diferentes representações sonoras e os seus diversos contextos político-sociais.

A alegria é uma coisa rara: Subsídios para a história da música popular urbana em Lourenço Marques (1920-1975)

Livro 01copy

Este livro pretende descrever a processo de expansão da música negra na cidade de Lourenço Marques (actual Maputo) e a integração de novas influências culturais a que a mesma esteve sujeita.

Analisam-se o papel dos “trovadores” moçambicanos, a importância dos mesmos da vida cultural da África do Sul e de Moçambique, o papel de algumas personalidades e alguns conjuntos musicais que, sob a protecção e o patrocínio das Associações africanas locais, fizeram a sua divulgação, a importância da rádio enquanto instrumento de divulgação da mesma, a partir da década de 50, e, finalmente, o interesse pelo jazz neste percurso musical.

Autor: António Sopa
Nº de páginas: 295 p.
Ano: 2014
N.º de Registo: 7939|RLINLD|2013
ISBN: 978-989-98619-2-3
P.V.P: 750.00 MZM 
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias

Arte e artistas em Moçambique: Diferentes gerações e modernidades

Livro 03copy

Este livro pretende elaborar uma narrativa sobre a história da arte moderna e contemporânea, aceitando uma multiplicidade de ideias sobre a modernidade, a arte, os artistas e as práticas artísticas.

A autora pretende mostrar as particularidades e os diferentes tempos da produção artística local, largamente ignorada, as condições de produção e o contexto histórico e cultural em que ocorreram, os materiais, as técnicas utilizadas e as novas formas e tendências seguidas pelos artistas locais.

É ainda analisada as diferentes percepções que os artistas têm do seu espaço, da sua projecção e relação com o mundo, através da relação dos percursos dos artistas, feitas localmente, e de outros, em centros artísticos internacionais onde puderam expor.

Autor: Alda Costa
Nº de páginas: 100 p.
Ano: 2014
N.º de Registo: 8075|RINLD|2014
ISBN: 978-989-98619-7-8
P.V.P: 750 MZM 
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias

Entreter para converter: A música coral na Igreja Metodista Episcopal em Moçambique (1890 a 1968)

 

Neste livro ficamos a conhecer a penetração e a expansão da Igreja Metodista Episcopal na província de Inhambane, que seguiu uma estratégia de erguer hospitais, postos de saúde, escolas de formação profissional, a imprensa e a música para as campanhas de evangelização.

A música coral ocupou um lugar de destaque na actividade da igreja, já que as actividades por si realizadas eram sempre estimuladas pela música e canções.

Entre outras questões, o autor analisa o papel da mulher nas campanhas de evangelização, o conteúdo da música e das canções que constam do hinário da Igreja e a forma como as mesmas foram usadas para a conversão das populações.

Autor: Simão Jaime
Nº de páginas: 167 p.
Ano: 2017
N.º de Registo: 8985|RLINLD|2017
ISBN: 978-989-20-7553-2
P.V.P.:
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias

Kikiriki: Uma monografia do maestro Filipe Machiana

Livro 02copy

Esta biografia do maestro Filipe Machiana permite revelar aspectos da vida e obra dum dos elementos da geração que, em Matalane, desde a década de 50, estão na origem duma verdadeira “revolução” cultural naquela pequena povoação do sul de Moçambique. Desse grupo de individualidades fizeram ainda parte, Malangatana Valente Ngwenya, Lindo Lhongo, Oblino Mundau Mabjaia, entre outros.

O livro inclui ainda um conjunto de entrevistas com contemporâneos e amigos do maestro, permitindo conhecer os hábitos da cultura local e alguns registos gráficos dos originais de composições da sua autoria.

Autor: Ciro Pereira
Nº de páginas: 92 p.
Ano: 2014
N.º de Registo: 7937|RINLD|2013
ISBN: 978-989-98619-1-6
P.V.P.: 550.00 MZM 
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias

Kok Nam: Preto no branco

Livro 04copy

Trata-se de um conjunto de depoimentos sobre o fotojornalista moçambicano Kok Nam (1939-2012), por alguns profissionais da imprensa, como Alves Gomes, Luís Bernardo Honwana, Calane da Silva e Mota Lopes, e também do antigo ministro da Informação, José Luís Cabaço. Este conjunto de depoimentos é completado por um ensaio de Rui Assubuji e Patrícia Hayes.

Esta publicação é enriquecido com um portefólio do fotojornalista Kok Nam.

Autor(es): Alves Gomes; Calane da Silva; Graça Machel; José Luís Cabaço; Luís Bernardo Honwana; Mota Lopes; Nelson Saúte; Rui Assubuji; Patrícia Hayes
Nº de páginas: 88 p.
Ano: 2014
N.º de Registo: 8277|RLINLD|2014
ISBN: 978-989-98619-8-5
P.V.P.: 650.00 MZM 
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias

Ricardo Rangel: Insubmisso e generoso

Livro 05copy

Trata-se de um conjunto de reflexões apresentadas durante o colóquio com se encerrou o Projecto Ricardo Rangel, da iniciativa da Associação Cultural Kulungwana, e que permitiu aprofundar o conhecimento sobre as vivências do foto jornalista moçambicano, analisando o seu contributo e as suas preocupações em aspectos que as fotografias indiciam e|ou ilustram.

A publicação deste conjunto de textos pretende ampliar a discussão sobre Ricardo Rangel nas várias dimensões em que no-lo deram as comunicações apresentadas e as exposições temáticas realizadas.

Incluíram-se nele, além das comunicações feitas no colóquio, alguma informação sobre outras actividades do Projecto Ricardo Rangel e alguns outros textos significativos sobre o fotógrafo, com destaque para o ensaio de Patrícia Hayes.

Autor(es): Calane da Silva, Drew Thompson; Luís Bernardo Honwana; Mota Lopes, Nelson Saúte; Patrícia Hayes
Nº de páginas: 95 p.
Ano: 2014
N.º de Registo: 7982|RLINLD|2014
INLD: 978-989-98619-6-1
P.V.P.: 900 MZM
À venda na Galeria Kulungwana e livrarias