CC2021

Exposição Colectiva “Colecção Crescente 2021”

 

Abertura virtual a 25 de Março às 18h, da exposição colectiva “Colecção Crescente 2021”. Poderão ser vistas obras de mais de uma centena de artistas tornando-se assim na grande mostra da criatividade nacional dos últimos anos.

 

Com a abertura, em formato virtual, da exposição “Colecção Crescente 2021” a Associação Kulungwana dá continuidade a um dos maiores eventos da vida artística moçambicana, que se vai repetindo anualmente desde 2011.

De ano para ano, o número de participações dos artistas locais é crescente, traduzindo o entusiasmo com que este evento é acolhido pelos mesmos. A premiação dos três melhores trabalhos, por um júri de especialistas, com o novo Prémio Melhor Futuro, atribuído pelo patrocinador, a Hollard Mozambique, veio dar ainda maior dinamismo ao evento. Este ano, o número de participações é de 147 artistas, com 323 placas, provenientes de 8 províncias do país. Também a participação das mulheres tem sido acarinhada, tornando-se mais vísivel em cada edição, estando agora com 18 participações.

Desde o início da pandemia, ocorrida em Março do ano passado, que a Kulungwana tem procurado continua em contacto com o seu público, ao mesmo tempo que procura divulgar a obra dos artistas locais. Assim, pela segunda vez consecutiva, a exposição abre em regime virtual, através de diferentes meios de divulgação, que envolvem o site Artfundi (https:||kulungwana.artfundi.com), pelas redes onde divulgaremos o video de abertura, entrevistas com alguns artistas e catálogos com a composição dos painéis, imagem e ficha de identificação das obras individuais.

O tema deste ano da Colecção Crescente foi o “Futuro!”. A partir da realidade sombria em que actualmente vivemos, a curadora da exposição, Mieke Holdenburg, desenvolve uma série de questões, que nos levam a reflectir sobre a nova realidade global em 2045. E conclui: “O futuro não é algo assustador em que a tecnologia se apoderará de nós, mas sim um todo do qual fazemos parte e que podemos influenciar através da imaginação e da criatividade”.

A presença dum patrocinador, Hollard Mozambique, tem possibilitado a realização com sucesso da “Colecção Crescente”, ganhando um envolvimento maior desde o ano passado, com a criação dum prémio anual e reconhecendo a importância deste evento anual.