Concurso de fotografia

 

ASSOCIAÇÃO KULUNGWANA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: “ILHA DE MOÇAMBIQUE: A ILHA DAS DUAS CIDADES”

ENQUADRAMENTO

Para celebrar o duplo centenário de elevação a cidade da Ilha de Moçambique, que virá a ocorrer em 2018, a Associação Kulungwana, em parceria com a Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), leva a efeito o concurso fotográfico “Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”.

A Ilha de Moçambique tem um lugar especial na história de Moçambique. A sua lenda, quase mítica, tem muito que ver com o património construído, único na costa moçambicana, e com a beleza do local e das suas gentes.

Esta imagem permaneceu intocada após a independência do País. Os sucessivos governos moçambicanos têm vindo a promover algumas acções, a mais importante das quais, foi a classificação da Ilha como Património da Humanidade, em 1991.

Pela sua localização geográfica e pela sua importância nas rotas de comércio internacional, a Ilha de Moçambique foi elevada a vila em 19 de Janeiro de 1763, para, em 17 de Setembro de 1818, ganhar o estatuto de cidade, tendo ainda o estatuto de primeira capital da colónia de Moçambique.