Linguagens e Narrativas entre Gerações 1918 - 2018

De 15 de Novembro a 15 de Dezembro

Curadoria : Ulisses Oviedo

Inaugura-se em 15 de Novembro corrente, pelas 18 horas, a exposição colectiva de artes plásticas “Linguagens e Narrativas entre gerações 1918-2018:”. A mesma está patente na Galeria Kulungwana, na Estação Ferroviária de Maputo, até ao dia 15 de Dezembro de 2018.

 

Encerrando o ano artístico, a Associação Kulungwana inaugura uma exposição colectiva de artes plásticas, intitulada “Linguagens e narrativas entre gerações 1918-2018”, comemorando assim, simultaneamente, o centenário da primeira grande exposição colectiva de “belas artes”, realizada em Moçambique, em Outubro de 1918.

Essa exposição, em benefício da “Obras de Auxílio ao Soldado Português”, esteve patente no então Museu Provincial, de que o actual Museu de História Natural é sucessor, organizada por Augusto Cardoso, um oficial de marinha português, ligado à ocupação colonial, e pintor e fotógrafo amador de reconhecidos méritos; José de Almeida, director do referido museu, e Alberto da Cunha Andrade, professor de desenho e director da Escola Comercial. Estiveram expostos cerca de 500 obras, emprestados por 50 residentes da capital moçambicana, abrangendo a pintura e o desenho, a escultura, a gravura, a litografia e a água forte, a fotografia, objectos de arte, bordados e rendas, livros e mapas.

Para além da presença de obras de pintores portugueses, de mérito já reconhecido, como José Carlos Galhardo, José Malhoa, Carlos Reis, António da Silva Porto, José Júlio de Sousa Pinto, Alfredo Keil, Domingos Sequeira e João Vaz, estiveram ainda expostas escultura e pintura de artistas sul-africanos, como Anton Van Wouw e Wallace Patron.

A presente mostra, com curadoria de Ulisses Oviedo, teve como objectivo principal apresentar um percurso, onde estão patentes momentos de diálogo e de ruptura entre as várias gerações de artistas, promovendo assim a reflexão e análise sobre as diferentes linguagens, assim como da narrativa utilizada por este grupo diversificado de artistas, minuciosamente escolhidos.

Esta é uma oportunidade para o público e estudiosos terem uma visão abrangente da produção artística moçambicana no decorrer destes últimos cem anos.