Sabores de Amor

A Associação Kulungwana vai acolher na sua sala de exposição, sita na Estação Central  dos CFM , a exposição individual do artista Marcelino Manhula – Sabores de Amor – a decorrer entre 21 de Fevereiro e 14 de Março de 2019.

A temporada de exposições da Associação Kulungwana abre com uma individual – “Sabores de amor” - do artista plástico Marcelino Manhula. Trata-se de um jovem artista moçambicano, a residir na vizinha África do Sul, que trabalha sobre um material pouco usual entre nós - o mosaico.

Sobre o trabalho do artista, o curador da exposição, Ulisses Oviedo afirma: “Numa primeira análise da obra deste artista, somos “atingidos” por um material, que por sua pureza formal, se conjuga numa manifestação celebrativa – A PEDRA. Esta faz parte integrante da concepção de cada uma das obras aqui expostas e estende uma mensagem intemporal de homem desconhecido. Por outro lado, juntam-se outros elementos plásticos, tais como formas, o desenho, a composição e a natureza do próprio material, onde as normas de estética se apresentam harmoniosamente”. E acaba por concluir, em resultado do trabalho apresentado que, por vezes, “sentimos que assistimos a uma pintura escultórica e não propriamente a um mosaico”.

Marcelino Manhula nasceu em 1986, revelou desde cedo a sua vocação para as artes plásticas, tendo posteriormente frequentado o curso de Desenho Têxtil na Escola Nacional de Artes Visuais.

Em 2005, um programa de intercâmbio levou-o ao Canadá, França, Namíbia e África do Sul para, quatro anos mais tarde, fixar-se neste ultimo país, onde se dedicou à arte do mosaico.

Naquele país, completou um curso de Mosaico Arquitectónico na Academia de Arte Spier em 2012 e, no ano seguinte, fez um mestrado em mosaico na Irene Di Spelimbero (Itália).

É o único africano a participar numa exposição itinerante de mosaico de âmbito mundial. Participa regularmente em exposições colectivas na África do Sul, Moçambique, Europa, Ásia e Estados Unidos da América, tendo sido distinguido com duas importantes premiações.

Para além de colaborar regularmente com o Spier Arts Trust, o artista gosta de trabalhar com outros artistas, que utilizam suportes diferentes do seu.

A arte de Marcelino Manhula é influenciada e inspirada pela sua vida quotidiana e pelo que o rodeia. Numa escala mais ampla, por aspectos globais que marcam o nosso quotidiano.