O Que Viu, O Que Vê Ernst Schade

A Associação Kulungwana inaugura no dia 18 de Fevereiro a exposição de fotografia “O que viu, o que vê”, de autoria de Ernst Schade, na sua galeria. A mesma será acompanhada por um debate, organizada pela Kulungwana e pela Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), a decorrer a 20 de Fevereiro, no mesmo local, entre as 10.30h e 12.30h. A exposição encerrará a 18 de Março.

Ernst Schade nasceu na Holanda, em 1949, tendo feito estudos em agronomia tropical. Posteriormente, como activista, trabalhou durante 16 anos em vários paises africanos, como a Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique, junto de instituições governamentais e organizações não governamenais, em programas de desenvolvimento rural. No nosso país exerceu as funções de representante residente da Save The Children-Noruega entre 1989 e 1995.

Autodidacta, começou a fazer e a publicar as suas imagens quando ainda se encontrava em Africa, a partir de 1984, sendo esta actualmente a sua actividade principal. Trabalhou com fotógrafos, como Sebastião Salgado, Peter Turnley e Kadir van Lohuizen. Em Moçambique, trabalhou também com Ricardo Rangel, Kok Nam e Sérgio Santimano.

A sua obra faz parte do acervo dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos (The National Archive of the United States of America); do Arquivo Nacional de Moçambique e Instituto Internacional de História Social (International Institute of Social History) em Amsterdão, Holanda.

No site desta última instituição, por iniciativa de Kier Schuninga, estão expostas 30 fotografias do autor, sob o tema “No trabalho em Moçambique (1985-1997)”.

Entre as exposições já realizadas, destacam-se Children of Mozambique, que percorreu a Noruega, a Suécia e a Dinamarca (1997-1998), bem como outras exposições realizadas em Portugal (Lisboa, 2000; Carcavelos, 2002); Espanha (Barcelona, 2009; Madrid, 2010 e Cáceres, 2010); Guiné-Bissau, 2011. Actualmente, fotografias suas estão presentes na mostra On the Frontline, Fundação Nelson Mandela, em Joanesburgo, inaugurada em Maio de 2015 e que se estende até Setembro de 2016.

A exposição a inaugurar na Kulungwana, no próximo dia 18, intitulada O que viu, O que vè, é composta por 45 fotografias e um slideshow de 150 imagens, a preto-e-branco e a cores, organizada em três núcleos distintos: Moçambique, onde as marcas da guerra dos 16 anos são ainda visíveis; da Guiné-Bissau, para onde o fotógrafo se tem deslocado regularmente desde 2005, tendo participado em duas mostras colectivas sobre aquele país Mulheres da Guiné-Bissau Tonalidade da Guiné-Bissau, e Portugal, país onde vive desde 1995.

Com a presença do autor, será realizado um debate no dia 20 de Fevereiro, organizado pela Kulungwana e Associação Moçambicana de Fotografia (AMF), na galeria da Kulungwana, onde este apresentará as suas experiências na fotografia. Para além dos aspectos técnicos, Ernst Schade abordará ainda as suas relações com outros fotógrafos de projecção internacional e a influência das imagens icónicas no mundo da fotografia.