A Construção Sonora de Moçambique (1974 - 1994)
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Este livro aborda o papel das práticas expressivas, designadamente da música, na “construção sonora de uma nação” num contexto pós-colonial – a República Popular de Moçambique – entre 1974 e 1994, a partir de três terrenos interligados: política cultural, radiodifusão e indústrias da música. Ao longo de dez capítulos, construídos a partir de dezenas de entrevistas, monografias, centenas de documentos audiovisuais e artigos de jornais, explora-se o modo como um conjunto de “mudanças” – políticas, culturais e musicais – se coadjuvaram no processo de criação dos valores sonoros de uma nação, sem esquecer o papel de diferentes intervenientes – políticos, decisores culturais, jornalistas, músicos, produtores – na participação e reação a essas mesmas mudanças. São explorados diversos assuntos, tais como a categorização musical, os sistemas de produção fonográfica, o papel da radiodifusão, os repertórios e agrupamentos musicais predominantes, o estatuto do músico, o lugar da mulher artista na sociedade moçambicana, as contingências decorrentes da produção musical em contexto de guerra, as primeiras incursões moçambicanas no âmbito da categoria de mercado “World Music”, bem como a relação entre diferentes representações sonoras e os seus diversos contextos político-sociais. |