2018

PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA

18 Abril 17:51

SITE

A Associação Kulungwana, em parceria com a MOZAL, pretendendo colmatar uma ausência que se fazia sentir, criaram os Prémios MOZAL Arte e Cultura, cuja primeira edição vai decorrer este ano.

Os Prémios MOZAL Artes e Cultura, que abrangem seis distintas modalidades – Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual, Dança, Fotografia, Música e Teatro – têm como objectivo incentivar e divulgar os novos criadores, reforçando o apoio às novas criações e à promoção dos valores da arte contemporânea, com enfoque nos artistas moçambicanos em afirmação, residentes no país ou no estrangeiro, que se tenham destacado no exercício da sua actividade.

Os Prémios MOZAL Artes e Cultura são atribuídos aos jovens artistas moçambicanos que tenham sido protagonistas de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística do país, atendendo, nomeadamente, ao rigor e originalidade dos seus trabalhos, durante os doze meses que antecedem a premiação, ou na sequência duma actividade anterior.

O lançamento dos Prémios MOZAL Artes e Cultura decorreu no dia 18 de Abril, na Fortaleza de Maputo e contou com a presença de representantes do Governo, da Mozal e da Associação Kulungwana, representantes de instituições culturais, de criadores e amantes da Cultura e Artes moçambicanas.

REGULAMENTO disponivel em PDF

Ricardo Rangel : A lente e o Jazz

22 Outubro 20:30

Cartaz-RR-2018-Versao-9-web-01B (002)

LANÇAMENTO DO PROJECTO “CELEBRAR RANGEL – A LENTE E O JAZZ: UMA VIDA DEDICADA À FOTOGRAFIA E AO JAZZ”

A Stewart Sukuma, Lda,inicia este ano um projecto de preservação e divulgação do espólio dos mais variados artistas e agitadores culturais de diferentes ramos em Moçambique. Trata-se do Projecto CELEBRAR, que se estreia celebrando uma figura incontornável da fotografia e do jazz: Ricardo Rangel.

 Denominado Celebrar Rangel – A Lente e o Jazz: Uma vida Dedicada à Fotografia e ao Jazz, o Projecto é implementado em parceria com União Europeia, sob curadoria de exposições da Associação Kulungwana e assessoria da Associação Moçambicana de Fotografia e Centro de Formação Fotográfica.

 O alinhamento do Celebrar Rangel –A Lente e o Jazz, contempla uma exposição fotográfica de diversas obras da autoria de Ricardo Rangel (numa parceria com a Associação Kulungwana), a apresentação do documentário “RICATRIZ” do realizador norte americano Ryan Daniels e um Concerto de Jazz que terá como convidado especial o agrupamento Malhangalene Jazz Quartet.

 A parceria com a Associação Kulungwana está relacionada com a iniciativa que a mesma realizou em 2012, denominada Projecto Ricardo Rangel, que conjugou a realização de exposições, um colóquio e a publicação dum livro. Já anteriormente, Ricardo Rangel tinha sido homenageado na III Edição do Festival Internacional de Música Clássica, realizada em 2007, também numa iniciativa desta Associação.

 De acordo com Stewart Sukuma, pretende-se, com o CELEBRAR, que os mais jovens compreendam a coragem e obra de um fotográfo que fez da sua lente um instrumento de combate a vários males. Um homem, que ultrapassou na sua abordagem o conceito básico do registo fotográfico e que para fixar etapas da nossa história, tocou e influenciou consciências.

Por ter denunciado, na sua trajetória, os horrores do colonialismo, Rangel desperta a importância e a força da fotografia para um mundo novo - o mundo da justiça e igualdade.

Mas porque também foi um homem de outras paixões, os organizadores recordam Rangel na sua dimensão de colecionador, apreciador e impulsionador do jazz. Foi uma das pessoas, que na sua época, partilharam com outros artistas compilações importantes do universo jazzístico. Isto teve repercussões até aos dias de hoje - novas gerações apareceram, consumindo e produzindo jazz. Moçambique tornou-se nos últimos anos um mercado promissor quando falamos de indústria do jazz na África Austral. E é indiscutível a contribuição de Ricardo Rangel para que isso fosse possível.

 Importa referir que o Projecto CELEBRAR surge para preencher o vazio que existe no que respeita à informação sobre os artistas moçambicanos em geral, e, em particular relembrar aqueles que realmente merecem um destaque pela sua postura, obra e pela valiosa contribuição na vida social e artística em Moçambique e no mundo.

 O evento do lançamento do Projecto incluirá uma Conferência de Imprensa a acontecer às 17h e de seguida, a abertura da Exposição A Lente e o Jazz, a projecção do documentário Ricatriz e o Concerto com Malhangalene Jazz Quartet que se realizará na Galeria Kulungwana, Estação Central dos CFM, dia 26 de Outubro, às 18 horas.

Xiquitsi Temporada de Música Clássica de Maputo

16 Novembro 19:30

Site-xiquitsi

Temporada dedicada ao Maestro José de Abreu

Artistas convidados : Stewart Sukuma, Wazimbo, Willy e Anibal, Mingas, Banda Kakana

16 De Novembro no Cine Teatro Gil Vicente, Bilhetes a venda na Kulungwana e No Cine Teatro Gil Vicente a partir de 6 de Novembro.

Prémios Mozal 2018

18 Janeiro 15:36

Sua Excelência Ministro da Cultura e Turismo

Exmºs representantes da Mozal e Kulungwana

Caros artistas e convidados aqui presentes,

 

Boa tarde.

Falo-vos como Presidente do Júri destes prémios que esperamos venham a contribuir positivamente para o reconhecimento dado às artes em Moçambique.

 O júri dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA reuniu-se, pela primeira vez, a 14 de Fevereiro de 2018 tendo tomado conhecimento do regulamento, nos seus aspectos gerais, e tendo procedido à nomeação do presidente do mesmo.

 No decorrer da sua actividade, o júri reuniu-se seis vezes, tendo discutido algumas questões julgadas pertinentes, que se prendiam com o regulamento do Prémio MOZAL – ARTES E CULTURA, bem como tendo iniciado uma escolha de eventuais artistas e produtores culturais que poderiam ser nomeados e, posteriormente, premiados.

 No essencial, o trabalho do júri foi fundamentado

1. Considerando o preceituado no ARTIGO 1 do Regulamento dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA, respeitante ao incentivo e divulgação de novos criadores de diferentes áreas artísticas, com vista a reforçar o apoio a novas criações e promoção dos valores da arte contemporânea moçambicana;

2. Considerando também que os artistas que a seguir se apresentam estão em franca afirmação da sua carreira artística nos campos citados, tendo vindo, progressivamente, a destacar-se no exercício da sua actividade artística, em particular durante os últimos doze meses; e

3. Considerando ainda, e por fim, o seu protagonismo em intervenções relevantes e inovadoras na vida artística do país e, algumas vezes, com visibilidade internacional.

 Entre as questões que foram recorrentemente discutidas pelo júri, esteve a idade limite dos candidatos seleccionados, tendo-se posteriormente estabelecido uma faixa etária à volta dos 35 anos, ainda que, para certas áreas culturais, tenha havido claramente dificuldades em listar artistas com o perfil que o regulamento impunha. Percebemos que não era um exercício fácil de fazer, já que, se em algumas áreas culturais existia um grande número de artistas em actividade, noutras isso já não era tão visível, reflectindo o estágio de desenvolvimento das mesmas.

 Outra questão difícil era a abrangência nacional do prémio, o que obrigava os membros do júri a ter acesso à actividade cultural que se fazia no imenso território nacional. Foi uma questão que não conseguimos ultrapassar verdadeiramente, ainda que se tivessem estabelecido contactos com algumas associações culturais de cada uma das províncias do país.

 A selecção dos três nomeados para cada uma das áreas foi resultado de um trabalho e de um exercício que todos os membros do júri estabeleceram entre si, de modo a chegar ao entendimento destas nomeações e, num momento seguinte, à escolha dos artistas que deveriam ser distinguidos.

Queria agora agradecer, a todos os outros elementos do júri pela sua prestação ao longo do ano, ao serviço das Artes em Moçambique.

 Vai passar-se agora à apresentação dos nomeados e à tão esperada revelação dos premiados a quem exprimimos desde já as nossas felicitações, nesta primeira edição dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA 2018.

 

Maputo 29 de Novembro de 2018

PREMIADOS :

Idio Chichava - Categoria Dança

Lenna Bahule  - Categoria Música

Idelso Cossa - Cinema e Audio Visual

Teatro - Venâncio Calisto

Fotografia - Emídio Josine