MAE FLOR

Inaugura-se a 12 de Setembro, pelas 18 horas, na Sala de Espera da Kulungwana, sita na Estação Ferroviária de Maputo, a exposição individual “MÃE FLOR”, da artista plástica  Vânia Lemos.  Esta exposição tem o seu término em 3 de Outubro próximo.

No prosseguimento da sua actividade, a galeria SALA DE ESPERA da Associação Kulungwana, inaugura uma nova exposição individual “MÃE FLOR” da artista Vânia Lemos.

Nesta nova mostra, a artista inicia um novo ciclo da sua actividade. Tendo como grande tema a natureza, a artista sugere, através da flor, o universo feminino, de extrema sensibilidade e delicadeza, em grandes manchas de cor, usando essa metáfora que simultaneamente contrapõe a força da natureza à sua fragilidade. Num breve apontamento poético de apresentação, Albertina Santos (Tininha), compõe com base nos títulos das obras apresentadas.

Este não é um tema novo na pintura da artista, já que uma exposição anterior, se denominava curiosamente “Sonata à Natureza”. Talvez agora se tenha centrado exclusivamente no tema, dando-nos composições aparentemente simples e despreocupadas, se não tivermos em conta a técnica usada pela artista.

VÂNIA LEMOS, nasceu a 6 de Outubro de 1962 em Maputo. Concluiu o curso de formação de professores de História e Geografia na Faculdade de Educação (UEM). É artista autodidacta, tendo como referência a obra do seu pai, EUGÉNIO LEMOS. Frequentou o curso de batik, no NÚCLEO DE ARTE e outro de pintura a óleo na Escola Galeria LEMOS.

A partir de 1996 trabalha no atelier do professor/mestre ULISSES OVIEDO.

A sua primeira exposição individual realizou-se em 2000, no Centro de Estudos Brasileiros em Maputo, intitulada “SONATA À NATUREZA’’. Em 2004 realiza a segunda exposição individual no Instituto Camões, em Maputo.

Ganhou o 2˚ Prémio de pintura Musart, no MUSEU NACIONAL DE ARTE de Moçambique em 2001.

Participa em exposições em Moçambique e no estrangeiro. É membro do MOVIMENTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MOÇAMBIQUE.

A curadoria da exposição está a cargo de Ulisses Oviedo, tendo o patrocínio da Embaixada da Noruega.