Malangatana Tatana Cultura

MALANGATANA TATANA CULTURA

DE

10 de Junho – 2 de Julho

Inaugura-se a em cerimónia restrita no dia 9 de Junho pelas 14h30, a exposição Malangatana Tatana Cultura. A mesma estará aberta ao público na Galeria Kulungwana, na Estação Central dos CFM 

  As comemorações dos 15 anos da Kulungwana são motivo para a apresentação da exposição Malangatana Tatana Cultura. A exposição celebrará igualmente os 85 anos que o Mestre Malangatana Ngwenya completaria no dia 6 de Junho, se ainda estivesse entre nós.

Malangatana foi um dos fundadores da Kulungwana, padrinho do nome e criador do seu logotipo.

Figura maior das artes plásticas do país e de África, desde o início da década de 1960, quando realizou a sua primeira exposição individual, os interesses de Malangatana espraiaram-se por muitas outras áreas do saber, já que tinha uma enorme curiosidade e tudo o interessava. Assim, também teve intervenções relevantes na poesia, na música, no teatro e no cinema, participando em eventos que marcaram a vida cultural do país.

A sua arte nutria-se do convívio com as pessoas, quaisquer que elas fossem, estando na origem do seu envolvimento no associativismo cultural e cívico, desde muito cedo, na sua terra natal, Matalana.

O seu interesse e entusiasmo fazia-o ultrapassar as normas e os condicionalismos formais, criando formas inovadores de convívio e de aprendizagem. Com os meninos do bairro do Aeroporto, onde residia, criou uma escola informal, e o chão era o seu imenso espaço de aprendizagem e de diálogo.

A exposição Malangatana Tatana Cultura é um momento para recordarmos o que Malangatana foi e é na vida do país. Para os mais jovens, ou para quem não o conheceu pessoalmente, é uma ocasião para conhecer um pouco melhor esta figura imensa, transbordante de alegria e entusiasmo.

Curadoria : Ciro Pereira