Murmúrios do Baú d´Arte
Inauguração da Exposição de “Murmúrios do Baú d´Arte,” de Carmen Muianga
De 18 de Julho a 16 de Agosto de 2019
Inaugura-se a 18 de Julho, pelas 18 horas, na Galeria Kulungwana, sita na Estação Central dos CFM de Maputo, a exposição “ Murmúrios do Baú d´Arte ”, de autoria de Carmen Muianga. Esta exposição tem o seu término em 16 de Agosto próximo.
No âmbito da sua actividade expositiva, a Associação Kulungwana inaugura uma nova individual de Carmen Muianga, celebrando os 25 anos de carreira da artista. Nesta mostra, encontram-se presentes algumas obras mais antigas, representativas do seu percurso, bem como outras mais recentes, ainda desconhecidas do grande público.
Carmen Muianga inicia a sua actividade na década de 90, ao lado de outros colegas da Escola Nacional de Artes Visuais, como Gemuce, Kheto Luluali, Celestino Mondlane, Francisco Conde, e outros, ao lado de outros importantes nomes das artes plásticas moçambicanas, como Reinata Sadimba, Samuel Zandamela ou Berry Bickle. A Carmen fará, ainda nos finais desta década, a sua primeira individual no Atelier-Galeria Eugénio Lemos, contando com o apoio de Ulisses Oviedo e o reconhecimento explícito de Augusto Cabral, que fez a sua apresentação no catálogo da exposição.
A frequência da Escola Nacional de Arte, em Moçambique, a que se seguiria o ensino médio e superior na Escola Nacional de Artes Plásticas em Havana (Cuba), com especialização em gravura, foram determinantes para a sua actividade. Exercício este que se tem centrado, fundamentalmente, na gravura, onde recebeu reconhecimento internacional, em representação do país, na Expo’98 (Lisboa) e na IV Trienal de Gravura do Japão (1999).
Ainda neste âmbito, Carmen é pioneira na técnica da colagrafia em Moçambique. A sua primeira individual, realizada em Março de 1999, era composta por 15 obras, nesta técnica. Depois disso, tem divulgado a mesma no país e no estrangeiro, orientado workshops sobre a mesma e participado em mostras colectivas.
Nesta terceira individual, a artista apresenta também a sua produção mais recente, composta por um conjunto de desenhos inéditos, revelando novos aspectos da sua actividade.
Carmen Muianga é uma artista presente em inúmeras actividades realizadas pela Associação Kulungwana, pelo que temos imenso prazer em acolher uma nova individual da artista, partilhando o mesmo com os aficionados e colecionadores da arte moçambicana.