Nada Como o Tempo Mário Macilau

"Como fotógrafo, acredito no poder das imagens. Exploro as relações entre o ambiente, a humanidade e o tempo. A fotografia associou-me a momentos e experiências incríveis e todos os lugares me ensinaram algo de valioso." MM

NADA COMO O TEMPO

Mário Macilau esteve, nos últimos seis meses, representado em três importantes exposições de relevo no seu posicionamento global. A sua presença como fotógrafo contemporâneo no palco mundial estabeleceu a sua visão de uma humanidade partilhada que não pode ser ignorada. Nas imagens de Macilau, a sobrevivência de comunidades marginalizadas e o efeito da pobreza nas suas vidas é um projecto a longo prazo centrado em condições de vida e ambientais que são simultaneamente vulneráveis e resilientes. As suas imagens impressionam uma visão pública com uma integridade poderosa que existe imagem a imagem entre o fotógrafo e o seu tema impregnado de empatia e não com o voyeurismo passivo que tornou conceituada a visão política das notícias sobre a pobreza. Nascido em Maputo em 1984, formado no Centro de Formação e Documentação Fotográfica, Mário Macilau impulsionou com subtileza as narrativas dos seus temas para um reconhecimento global. Como disse Gabriela Salgado, estas imagens são cruas e belas, fascinantes e desoladoras.

A sua primeira exposição individual em Londres, intitulou-se The Road Not Taken (A Estrada não Utilizada), seguiu-se à sua participação na Saatchi Gallery’s Pangaea, Arte Nova de África e América Latina em 2014. A sua representação no Holy See Pavilion na 56ª Bienal de Veneza In the beginning ... the World became Flesh ( No princípio … o Mundo tornou-se Carne) é, nas palavras do curador do Vaticano Micol Forte “não uma foto-reportagem, mas sim uma obra poética que inverte as ligações entre o agora e o antes, o próximo e o longínquo, o visível e o que não pode ser visto”.

O Łódź Fotofestiwal em 2015 apresentou com relevo Macilau no Discovery Show, uma parte do Festival de Fotografia que apresenta trabalhos de jovens artistas reconhecendo o seu talento e dedicação consistentes.

Os prémios que ganhou incluem o Hasselblad Master Finalist, o BES Fotografia e numerosas residências em África que criaram um volume de trabalho característico em Nairobi, Johannesburg, São Tomé e Ilha Reunião. As suas residências internacionais incluem The Africa Centre Fountainhead Residency Miami, a VISA Pour La Création, a Residency Paris e a Crossing Point Residency Rencontres d’Arles 2012.

Nesta sua segunda apresentação na Kulungwana, Nada Como O Tempo apresenta as marcas do conflito contemporâneo de Moçambique como uma prova do sofrimento que revisitou uma Nação outrora apresentada como o sucesso da resolução pós-conflito em África. Estas não são as únicas imagens do Moçambique de Macilau, na série ‘Momentos de Transição’ exibida no Łódź Fotofestiwal Discovery Show explora o género fotografia de estúdio como retratos e a brincar mistura o estilo contemporâneo com a tradição no modo de vestir de um jovem urbano de Maputo. Descobrindo ou criando sentimentos de identidade que são inspiradores e esteticamente belos. Recorda-nos dicotomias contemporâneas, paz e guerra, vulnerabilidade e segurança, mas principalmente nós, enquanto audiência, somos postos em contacto com cada indivíduo que Macilau fotografa. Desafiando o pessoal e o colectivo na procura do que estas relações com pessoas que vivem na impermanência de uma existência provocadora e marginalizada são para nós enquanto audiência global. Podemos nós esquecer facilmente a jovem mulher coberta de pó de cimento na série O Preço do Cimento, como fantasma transformado em fetiche no sistema de rápido desenvolvimento económico. Mário Macilau tem uma audiência mundial que toca com a sua visão contemporânea de um olhar pessoal e profundamente sentido, o seu enfoque implacável cria imagens de total presença, pessoa a pessoa. Que as suas imagens são ascética e tecnicamente brilhantes coloca o seu trabalho na principal corrente da fotografia contemporânea como uma força essencial de conhecimento.

Esta exposição será inaugurada na Quinta-feira 02 de Julho às 18h00 e estará patente até 25 de Julho de 2015.