Rapsódia Urbana Exposição de Colagrafia de Carmen Maria

Inaugura na Quinta-feira 30 de Julho às 18h00, estando patente até 29 de Agosto 2015.

Colagrafia e uma Interpretação

Desde o surgimento de diversas culturas e suas civilizações, a estampa sempre esteve inserida na reprodução de imagens que ilustram as ideias e pensamentos dos povos. No campo das artes plásticas a imagem ocupou uma posição previlegiada. Desde os primórdios da técnica da gravura, ela sempre tem sido associada as artes plásticas e principalmente ao desenho, uma vez que o papel é normalmente seu suporte definitivo. Este suporte tem suas especividades. Plano, frágil e com suas limitações na conservação e no manuseio. Toda a imagem reproduzida nesta técnica é gravada à partir de uma matriz. Varia apenas a técnica utilizada.

Dentre estas técnicas de gravura estão a xilografia, a gravura em relevo, a gravura em metal ou calcografia, a litografia, o linólio, pochoir, stencil ou estampilha e a monotipia. Os diferentes tipos de denominação e termos aplicados à colagrafia permite estabelecer uma ligação atemporal com as tecnologias associadas a história da gravura.

Porque a Carmen Maria prefere a técnica de colagrafia? Suas qualidades plásticas e flexibilidade na produção da matriz são algumas delas. Esta Técnica que se baseia no método aditivo na qual a matriz é feita em couro ou papelão, e sobre o qual são colados todo o tipo de materiais e metais, para criar a composição. A artista prefere utilizar o papelão como principal material de produção de suas matrizes porque esta técnica permite que tenha multiplicidade de interpretações e associações temáticas com poucos recursos de materiais. O material utilizado como matriz tem características únicas que permite absorsão de cor e impacto na pressão durante o processo de passagem da imagem da matriz para o papel.

Cada tiragem é única e dificilmente se reproduz outra com as mesmas propriedades plásticas. Com a reprodução destas imagens, vem a cor e as marcas da pressão causada pelo processo de passagem da imagem da matriz para o papel. O trabalho é também um produto de acumulação de objectos e materiais.

Com este resultado Carmen Maria tira partido de todas as possibilidades plásticas como a cor, forma, peso e densidade. O trabalho vai além das marcas do seu universo social e cultural. Reflecte a harmonia, o peso, a textura, a densidade e a transparência das imagens.

Jorge Dias | Curador | Julho de 2015