Biografia

Grant Lee Neuenburg

Nasceu em Nebraska, Estados Unidos d América em 1964. Formou-se em jornalismo pela Universidade de Nebraska, em 1987.Trabalhou como copywriter, projeccionista de cinema, fotografo freelance e cineasta.Viajou extensivamente em vários países de África e trabalhou durante cinco anos em Londres como fotografo freelance antes de se estabelecer em Moçambique em 1992.

Em 2000 foi secretário de imprensa para a segunda bienal de Johannesburg.

Em 2002 foi cocomissário e coeditor do catálogo “iluminando vidas, fotografia Moçambicana 1950-2001, Ricardo Rangel e a geração futura”, tendo ainda produzido um curto vídeo conceptual.

Em 2006 foi nomeado comissário Executivo de Phot festa Maputo III. Os terceiros encontros da fotografia contaram com 18 exposições nacionais, internacionais e temáticas sobre o tema “Dinâmicas Urbanas”

Com o patrocínio dos Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil, participou em 2007 no Foto Rio. Em 2008 foi contratado como consultor da Associação (americana)de Laboratórios de Saúde Pública, um parceiro estratégico para o CDC / PEPFAR em Moçambique. No mesmo ano começou a trabalhar no Rio Tinto, documentando atividades de exploração mineira nas províncias de Inhambane e Tete. Desde 2005 representa a agência Reuters em Moçambique como fotojornalista.

Vive e trabalha na cidade de Maputo e Catembe.