Biografia

Hobjana

Boaventura Jorge Hobjana nasceu em 1958. Frequentou o curso de Gestão para pequenos empresários e o curso de electrecista. Autodidacto,inicia sua carreira artística em 1988. Dedica-se a pintura, batik e gravura.

 Em 1974, participou no grupo teatral “Club Lisboeta” actualmente conhecido por “Club de Juventude Chai”.Em 1995, foi mentor de um curso de batik para desmobilizados de guerra que culminou numa exposição na Associação Moçambicana de Fotografia.

Colaborou com o Mestre Malangatana na realização e montagem de várias exposições entre outras na Presidência da República, na Assembleia da República e por ocasião da visita do Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, no Centro Cultural de Matalana.Hobjana é membro fundador da Associação Cultural do Bairro do Aeroporto (ACBA), e membro efectivo do Núcleo de Arte em Maputo e do Centro Cultural de Matalana.

É também músico e cantor. Em 1985 fundou o conjunto musical “ Os Tigres”. A sua primeira aparição pública foi em 1987 seguida de várias actuações em salas de espectáculos de Maputo, Matola e arredores.