Biografia

Silvia Bragança

Nasceu em Goa em 1937 e vive entre Goa, Portugal e Moçambique.

Cresceu em Goa onde teve as suas primeiras lições de pintura a óleo.
Curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1966), Curso de Ciências Pedagógicas, Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa.

Dedicou-se à educaçao e pesquisa na área da cultura, em Portugal, Moçambique e Goa, onde produziu variados trabalhos, incluindo Livros de Arte para alunos e professores de arte, representada no Dicionário Contemporâneo de Arte Portuguesa, participou em numerosos workshops em Portugal e Moçambique.

Sua experiencia em três continentes: Ásia, seu berço natal; Europa, a conquista académica na Área Artística, África, a Liberdade associada ao sofrimento pelo perda do ente mais querido e pela guerra, conduzem-na a retratar temas relacionados com a Paz, a Opressão, a Liberdade e a reflectir esteticamente os valores da Humanidade. Artista, poeta e educadora, sua pintura, arte neo-figurativa em técnica mista, revela uma excelente mistura de poesia integrada e que se caracteriza pelo emprego de metal, e de rendas e um grafismo característico que simboliza a sua origem oriental. Hoje, a sua pesquisa se desenvolve na imagem concebida através do computador e a investigação na ligação da Arte à Matemática que é a sua segunda paixão.