Kok Nam - Preto no Branco

A Associação Cultural Kulungwana promove o lançamento do livro “Kok Nam – Preto no Branco”, uma edição da Marimbique, no dia 4 de Dezembro as 18h00, na Galeria Kulungwana, na Estação Central dos Caminhos de Ferro, em Maputo. Na mesma ocasião será inaugurada uma exposição com o mesmo título que estará patente até 19 de Dezembro.

Kok Nam foi um dos mais importantes fotojornalistas moçambicanos, tendo iniciado a sua carreira jornalística no “Diário de Moçambique". Percorreu depois os mais importantes órgãos de informação moçambicana, destacando-se o facto de ser fundador da revista “Tempo”, nos anos 70, e do semanário “Savana”, duas décadas depois, de que foi aliás director. Falecido em Agosto de 2012, este ano faria 75 anos.

O livro apresenta fotografias do repórter moçambicano, que se destacou por fotografar o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, para além de ter sido um dos importantes testemunhas da afirmação da nova nação e dos anos adversos que o país viveu. O livro também reporta o último dia na vida da Rodésia do Sul, actual Zimbabwe, entre outros temas.

Textos de Alves Gomes, Calane da Silva, Graça Machel, José Luís Cabaço, Luís Bernardo Honwana, Mota Lopes, Nelson Saúte, Rui Assubuji e Patrícia Hayes fazem parte deste livro. “Kok Nam – Preto no Branco” é uma edição coordenada pelo jornalista Alves Gomes e com edição de imagem do fotógrafo João Costa (Funcho) e pertence à série Kulungwana, uma iniciativa da Marimbique e da Kulungwana, que conta com o apoio da embaixada da Noruega.