PROCESSOS: Artista, Obra, Público

PROCESSOS é um projecto de Filipa Pontes para curadoria de exposições de artes visuais. Está a ser desenvolvido em Maputo desde 2013 e propõe fazer uma reflexão sobre os processos criativos de produção de arte contemporânea. O objectivo desta proposta é gerar novos (des)entendimentos sobre o que é a Arte e sobre o que é ser Artista na actualidade, a partir de uma aproximação ao processo criativo de um grupo de artistas moçambicanos contemporâneos.

PROCESSOS: Artista, Obra, Público é a segunda edição do projecto e conta com obras dos moçambicanos Félix Mula, Gemuce e Maimuna Adam.
Mais uma vez importa reflectir sobre o processo criativo de produção de obras de arte, partindo da visão do artista. O desafio que é agora lançado aos artistas é que apresentem uma obra onde auto-questionem a sua identidade enquanto Artista, a sua Obra como reflexo dessa identidade e que discutam a sua obra desde fora, posicionando-se enquanto Público.

Os artistas envolvidos foram convidados a criar um “statement visual” indagando sobre o seu processo de trabalho. O “statement visual” assume aqui o formato de instalação site-specific. Partindo destas permissas, os artistas ocupam o espaço da galeria com instalações individuais onde mostram de forma consciente obras que “falam” sobre os seus processos de produção, permitindo ao público uma aproximação ao espaço conceptual de criação.

A exposição estará patente de 03 Julho a 10 de Agosto.