Cretina - Inês Moura

CRETINA é o nome atribuído por Inês Moura a uma ocupação de prática conceptual de fotografia, publicada via Instagram e http://c-r-e--t--i-n-a.tumblr.com/. Inês Moura é arquitecta e designer de mobiliário e esta será a sua primeira apresentação individual como artista. Cretina (auto)retrata situações do seu quotidiano de forma metafórica e frequentemente irónica, mediante uma vertente crítica. Crítica maioritariamente social. Expressa por imagens o que assume não conseguir verbalizar. É através da sua expressão corporal que dá sentido à interpretação que pretende.

Paralelamente à exposição, irão realizar-se um workshop para 15 participantes e dois debates com temas distintos:

WORKSHOP - 26 de Agosto e 1 de Setembro - 14.30-17h – Galeria Kulungwana

“O auto-retrato como veículo de crítica social”

No âmbito da exposição “CRETINA - por Inês Moura” que estará patente no espaço da Kulungwana de 25 de Agosto a 24 de Setembro de 2106, irá realizar-se um workshop intitulado “O auto-retrato como veículo de crítica social”, composto por 2 sessões. O workshop será direcionado a estudantes, artistas e outros interessados em explorar o tema proposto, no âmbito da fotografia como meio de expressão. Na primeira sessão do workshop, a artista irá partilhar o seu percurso, as características do seu trabalho e propor a colaboração dos participantes. Na seguinte sessão de trabalhos, pretende-se que os participantes apresentem e discutam as respectivas propostas com a artista.

DEBATES – 30 e 31 de Agosto - 18.00h – Cine-teatro Scala

DEBATE 1 - “As redes sociais na contemporaneidade”

A primeira sessão de debates, intitulada “As redes sociais na contemporaneidade” irá realizar-se no dia 30 de Agosto. Serão participantes nesta sessão Inês Moura, Alexandre Coelho, Vasco Manhiça e Rui Trindade, com moderação de Mariana Camarate, curadora da exposição. Pretendem-se explorar temas relacionados com as plataformas online e redes sociais como veículo de dinamização do trabalho de arte e artistas, como meios possíveis de crítica, sua longevidade e facilidade de acesso. Que mudanças trouxeram aos dias que vivemos? Qual o seu papel na contemporaneidade?

A sessão será aberta a todo o público interessado.

DEBATE 2 – “O auto-retrato e a representação do eu”

A segunda sessão de debates, intitulada “O auto-retrato e a representação do eu” irá realizar-se no dia 31 de Agosto. Serão participantes desta sessão Inês Moura, Jorge Dias, João Graça e Panaibra Gabriel, com moderação de Mariana Camarate, curadora da exposição. Neste debate serão discutidos temas relacionados com o auto-retrato no trabalho de artistas, mais focado no meio da fotografia e nas possíveis associações relacionadas. A encenação, representação do eu, o personagem inerente, a performance.

A sessão será aberta a todo o público interessado.

Biografia de Inês Moura

Inês Constante Moura, 1982, Portugal
Em Lisboa é arquitecta freelancer, trabalha o espaço, a luz e pensa as vidas e os movimentos das pessoas.
Gosta de música, gosta de olhar quem vai a passar, gosta de preto e cores sólidas, filmes, pormenores trabalhados, sentir conforto e de olhar para tudo o que existe através da estética.
Não separa a vida do trabalho, são o mesmo tempo.
Arquitectura e desenho de mobiliário, é o que mais gosta de fazer.
Para consultar experiência profissional - http://cargocollective.com/ines-moura/Bio