Colecção Crescente 2019

Inaugura-se a 21 de Março, pelas 18,00 horas, na Galeria  Kulungwana, sita na Estação Central dos CFM , a  décima edição da exposição colectiva “Colecção Crescente 2019” . Esta continua a ser uma das iniciativas mais populares realizada no país, tendo a presença de grande número de artistas nacionais e estrangeiros residentes no país.  A exposição prolonga-se até ao próximo dia 27 e Abril.

 

Com a inauguração da colectiva “Colecção Crescente 2019”, a Associação Kulungwana dá continuidade a uma iniciativa que desde 2010 tem congregado artistas nacionais e estrangeiros. O acolhimento que teve por parte dos artistas e do público em geral deram grande popularidade a esta iniciativa e motivaram a sua continuidade, tornando-se na maior mostra da criatividade artística nacional.

Apesar de alguns critérios de selecção terem sido estabelecidos, com o objectivo de garantir a qualidade das obras apresentadas, a edição deste ano conta com a presença de 89 artistas e um conjunto de 239 obras, reunidas sobre o tema aliciante da “Odisseia”. O tema, inspirado num célebre poema da Homero, abriu campo para que os jovens artistas nacionais, autodidactas ou estudantes de artes das diversas instituições de ensino, bem como nomes consagrados das artes plásticas nacionais, se inspirassem nas aventuras e feitos extraordinários narrados pelo poeta grego.

As obras dos artistas são apresentadas em placas de MDF (madeira prensada), no formato de 18x18cm. Este formato, bastante pequeno, dá possibilidades aos artistas de ensaiarem experiências, tanto do ponto de vista técnico, mas também na abordagem do tema, imagem e expressão artística.

O interesse da Colecção Crescente atingiu já uma dimensão internacional, tendo estado exposta na Finlândia em 2011, seguindo-se, no ano seguinte, a Holanda. Ao nível nacional, a Colecção Crescente foi levada pela primeira vez à Beira, onde esteve exposta na Casa do Artista, em 2015, no âmbito da parceria existente entre as duas associações.

A exposição é acompanhada por um catálogo, graficamente esmerado, tal como tem acontecido nas edições anteriores.

A colectiva, realizada por inicativa da Kulungwana, tem a curadoria de Mieke Oldenburg, que fez igualmente a curadoria das exposições anteriores, e conta com o apoio da Embaixada da Noruega e partir deste ano a Companhia de Seguros Hollard Moçambique, permitindo assim a sua existência e continuidade.