Queimado

“Queimado” é uma exposição colectiva de cerâmica contemporânea que é simultaneamente diversificada na aplicação do barro utilizado e individual no uso e propósito da cerâmica. Barro, a base ou origem tem sido dobrado, enrolado, atirado, queimado e decorado para ter as muitas formas e aplicações apresentadas nesta mostra de artistas individuais.

A exposição incorpora objectos de uso doméstico tais como as delicadas taças de porcelana pintadas à mão da Zimbabweana Marjorie Wallace, os elegantes vasos de Berry Bickle e o escultural nas formas femininas de Victor Sousa. Reinata Sadimba traz para a sua narrativa Makonde um estilo que junta uma forma tradicional a uma expressão de si própria que transforma as suas personagens em ícones contemporâneas de uma prática que está a desaparecer, que é a cerâmica tradicional africana.

Titos Pelembe consegue uma pureza de forma escultural através de um moldar do barro com linhas fortes e nítidas e misturas extravagantes de vários elementos para criar um “novo” objecto que alude a instrumentos musicais.

Os bustos delicadamente traçados por Mieke Oldenburg são a sensibilidade do barro moldado em superfícies requintadas e complexas.

Os artistas participantes estão intimamente comprometidos com a arte cerâmica e cada uma das suas obras é um tributo a esta arte vasta e sempre em transformação que é a Cerâmica.

31 de Março - 31 de Abril