Moçambique-Noruega 40 anos de parceria

Inaugura-se no próximo dia 28 de Setembro pelas 18h00, na Galeria Kulungwana, sita na Estação dos CFM, localizada na Praça dos Trabalhadores, uma exposição fotográfica alusiva aos 40 anos de parceria entre Moçambique e Noruega. A mesma, a ser aberta pela Embaixadora da Noruega em Moçambique, estará aberta até ao dia 7 de Outubro.

Moçambique e Noruega celebram este ano 40 anos de parceria com sucesso. No âmbito destas comemorações, a Kulungwana organiza uma exposição fotográfica que retrata as várias fases desta parceria e cooperação entre os dois países e povos, nos domínios sócio-económico, diplomático e cultural. Esta exposição constitui uma excelente oportunidade para recordar e rever belas e interessantes imagens e actores dessa história comum. 

A parceria entre os dois países, iniciada em 1977, inspira-se nas “Metas do Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas. As relações entre os dois países centram-se em vários domínios e sectores de actividades, com realce para a energia, gestão sustentável dos recursos naturais, boa governação, agricultura, pescas, segurança marítima, hidrocarbonetos, desenvolvimento de infra-estruturas públicas, sector privado e apoio às iniciativas da sociedade civil, incluindo a cultura e o equilíbrio do género.

Os dois países possuem aspectos em comum, como uma longa faixa costeira, banhada pelo mar, rico em recursos marinhos e pesqueiros. Têm um enorme potencial hidroeléctrico e são ricos em recursos naturais e minerais, com destaque para os hidrocarbonetos.

Esta exposição insere-se no leque de actividades que decorrem no âmbito das celebrações da parceria entre Moçambique e a Noruega.