Biografia
Ciro Pereira
Ciro Jorge Pereira nasceu em 1957 na Cidade do Porto, Portugal. Iniciou a sua actividade como artista gráfico em 1975.
Trabalhou no atelier “ Praxis” até 1977 e na empresa “ Dimensão 6” até 1980.
Frequentou o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (1977/79), e em paralelo dedica-se a actividades musicais como excutante de violino.
Reside em Moçambique desde 1980. Trabalhou em design no Ministério da Indústria e Energia (1980/82), Ministério da Informação / Intermark (1982/84), Secretaria de Estado de Hidráulica Agrícola (1986/93), onde fundou e dirigiu a empresa Grafigest-Serviços Técnicos e Informática, na empresa Graphic (1994/96), dedicando-se também à pintura, cenografia e animação cultural. Continua a sua actividade musical como
membro do agrupamento “ Milho Rei”.
É membro da Associação dos Músicos Moçambicanos. É membro fundador da Kulungwana - Associação para o Desenvolvimento Cutural. Desde 1998 ministra o Curso de Iniciação ao Violino da Comissão para a UNESCO, em Maputo. Foi membro da Comissão Organizadora do Curso Superior de Música da Escola de
Comunicação e Artes da UEM, onde presentemente é professor de “instrumento principal - violino”. Integrou o grupo de professores de música do programa televisivo “ Fama Show 2005”, assumindo as aulas de “ performance”.
Exposições
Efectuou seis Exposições Individuais e participou em mais quarenta Exposições Colectivas. Está representado em colecções públicas e privadas em Moçambique, Portugal, EUA, Zimbabwe e África do Sul.
Obteve o Primeiro Prémio de Pintura MUSART/TDM - Exposição Colectiva Anual no Museu Nacional de Arte/Telecomunicações de Moçambique 1997 (ex-aequo), em Maputo, Moçambique.
Desde 1997 trabalha no Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Maputo, desempenhando actualmente as funções de Assessor para Artes e Animação Cultural. Foi Vice - Presidente do Núcleo de Arte, em Maputo, entre 2005 e 2007.