Biografia

Marjorie Wallace

MUTAPO POTTERY

Peças de Porcelana

Graduada pela Michaelis School of Art em Cape Town, Marjorie Wallace é uma talentosa artista cerâmica. Produz objectos de porcelana fina inspirados pelos cestos tradicionais que lhe são familiares desde a juventude, os quais ela raspa, comprime e entalha com desenhos e decorações lineares. Num país onde os abastecimentos e recursos são um problema constante, Marjorie Wallace abre a sua olaria a outros ceramistas e treina jovens artesãos.

Nasceu em Bulawayo em 1957.

Estudou Artes com Josephine O’Farrell.

1975-78 Michaelis School of Art, Universidade de Cape Town.

1979 Harare – leccionou durante 10 anos, incluindo na Harare Polytechnic.

1991 Criou a Mutapo Pottery.

Vive e trabalha em Harare.

Inspirada pelas memórias da infância sobre a tradição de fazer cestos, Marjorie Wallace cria obras de cerâmica que imitam a qualidade trançada dos cestos. Uma talentosa artista cerâmica, graduada pela Michaelis School of Art em Cape Town, trabalha com louça de barro há mais de 23 anos no seu estúdio Mutapo Pottery em Harare, Zimbabwe.

Nele produz tigelas de porcelana fina inspiradas pelos cestos tradicionais. Cada criação é raspada, comprimida e entalhada com desenhos e decorações lineares.

“Gostava de cestos desde muito jovem. Tenho memórias das pessoas que os faziam: como se sentavam, onde apanhavam a fibra vegetal e o que procuravam quando a apanhavam. Tínhamos cestos pendurados nas paredes da nossa casa e usávamo-los", diz ela. “Quando comecei a decorar louça de barro, pensei mais e mais nos cestos, qual o seu aspecto e como são trançados. Também eles são vasilhas. Via o meu trabalho como não sendo diferente do dos fabricantes de cestos.”

Obtém na região as matérias-primas para as suas cerâmicas. O caulino vem da África do Sul, a bentonite de Moçambique e o feldspato e sílica do Zimbabwe. Os materiais para as coberturas vitrificadas são igualmente obtidos regionalmente.